Clareira

Cultivando Comunidades Vivas

Estratégias de engajamento para negócios transformadores.

Sem engajamento a transformação não acontece.

Empreendedoras que trabalham com transformação pessoal, aprendizagem, saúde e bem-estar – sejam terapeutas, professoras, mentoras ou criadoras de conteúdo – sabem que seus serviços impactam vidas por anos. Mas nem sempre conseguem manter suas clientes engajadas por tanto tempo. Contudo, estar em comunidade e ter a companhia de outras mulheres aumenta em 400% a chance de manter e realizar as transformações necessárias para o desenvolvimento pessoal - seja a adoção de novos hábitos, aplicação dos aprendizados ou adesão às práticas terapêuticas.

Meu trabalho é ajudar você a fortalecer a comunidade de mulheres conectadas ao seu trabalho, garantindo que elas realmente permaneçam conectadas às suas propostas para aplicaram em suas vidas o que aprenderam, experimentando uma transformação real.

Através de estratégias de comunicação e gestão de comunidade, apoio empreendedoras a aprofundarem os vínculos com suas clientes, reduzindo a necessidade de novas prospecções. Trabalho a comunicação da porta pra dentro – com quem já comprou – para transformar relacionamentos pontuais em conexões duradouras.

Crio clareiras para proporcionar encontros que fortalecem transformações individuais e coletivas.

A PROPOSTA:

Nos reunir em roda, ao redor do fogo, é nossa forma ancestral de alimentar as conexões e vínculos em comunidade. Estou à serviço de que essas chamas voltem a estar acessas para facilitar o encontro e a colaboração entre as pessoas.

Ofereço três formatos de suporte, que vão do diagnóstico, pasando pelo plano estratégico até a execução completa:

Lenha 🪵

Antes de acender o fogo, é preciso reunir a lenha certa, organizar os gravetos e preparar o espaço para que o fogo possa crescer. É preciso preparar o terreno e entender o que falta.

Neste primeiro passo, identificamos onde sua comunidade está se dissipando, quais pontos do seu fluxo de experiência estão enfraquecendo o engajamento e como você pode otimizar seus esforços para manter as clientes próximas.

Faísca ✨

Aqui é onde acontece o primeiro estalo, a ignição. A faísca precisa de oxigênio e do combustível certo para crescer: estruturar o plano para manter o fogo aceso.

Aqui, criamos um plano estratégico para manter o envolvimento das participantes e fortalecer o senso de pertencimento. Você recebe um manual de engajamento e um plano personalizado para transformar conexões esporádicas em relações duradouras.

Fogueira 🔥

O fogo já pegou, mas precisa de cuidado para crescer e se manter forte. É aqui que ele aquece, ilumina e convida as pessoas a se reunirem ao redor.

Vamos executar o plano de engajamento, de forma estratégica e personalizada. O objetivo é cultivar e manter a comunidade ativa e engajada, criando uma conexão genuína e duradoura entre você e suas clientes.

Design de Serviços e Experiências

Metodologia de trabalho que une minhas experiências e habilidades em:

Arquitetura de Jornadas de Aprendizagem

Cultivo e Design de Comunidades

Facilitação de grupos & Arteterapia

Comunicação estratégica com foco em bem-estar

Sobre:

A Clareira nasce em 2025, mas suas raízes se aprofundam nas experiências que venho cultivando desde 2014, quando deixei de atuar exclusivamente no mercado publicitário, onde já tinha vivenciado 12 anos de experiências dentro de empresas e agências de comunicação atendendo diversos clientes e fazendo parte de diversas equipes de marketing.

Ao longo dos últimos 10 anos, mergulhei na interseção entre comunicação, expressão criativa, cuidado, colaboração e comunidade. Naveguei por caminhos que me levaram da publicidade à arteterapia, dos textos aos encontros, da comunicação externa ao silêncio interno que também diz.

Nesse percurso, criei e apoiei projetos que abriram espaço para a voz de muitas mulheres, tendo as relações e a colaboração como a base destas estratégias de negócio.

🔥 Fundei e conduzi por 6 anos um estúdio de criação colaborativo que conectou milhares de pessoas, realizando dezenas de ações em busca de uma relação mais sustentável com suas roupas.

🔥 Fui sócia de uma livraria ativista dedicada a autoras, onde as mulheres eram incentivadas a serem criadoras de suas próprias histórias, e não apenas consumidoras, criando espaços coletivos de expressão em oficinas de escrita - que conduzo até hoje.

🔥 Atuei apoiando diversas empreendedoras a desenvolverem o engajamento em torno de seus próprios produtos e serviços, fortalecendo suas iniciativas em redes de colaboração.

Experimentei, testei, escutei. E, em cada passo, compreendi que o desenvolvimento pessoal e aprendizagem, sobretudo as que valorizam o cuidado com a saúde mental, não são feitos de atos individuais e solitários — toda mulher precisa de um espaço compartilhado de afeto e descoberta para florescer.

A Clareira nasce para oferecer às suas clientes a oportunidade de também se reconhecerem e pertencerem a um grupo, ampliando sua transformação pessoal. Conheça minha experiência:

🔥 Experiência em comunidade = fortalecimento da saúde mental para mulheres.

Cliente: Lia Bem-Estar

Plataforma vencedora do Natura Innovation Challenge que apoia mulheres a desenvolver hábitos saudáveis e desbloquear seu potencial por meio de uma comunidade ativa e acolhedora.

Para tornar possível que as mulheres transformassem seus hábitos, a participação em uma comunidade ativa, vibrante e motivadora era fundamental. Nós tinhamos 4 meses, dentro do Programa de Aceleração da Natura, para comprovar esta hipótese. Com o projeto em estágio inicial, o trabalho de estratégia de engajamento foi realizado desde seus primeiros passos, incluindo as etapas da lenha à fogueira.

Como Gerente de Comunidade e Líder de Estratégia:

  • Identifiquei oportunidades de engajamento e implementei funcionalidades específicas que permitiram que as usuárias se apoiassem mutuamente.

  • Criei estratégias de comunicação e rituais de ativação que elevaram o engajamento, contribuindo para melhorias na qualidade do sono e no bem-estar geral.

    • 26% concluíram o programa em 15 dias (meta: 20%).

    • 65% relataram mais autoconsciência sobre sono e bem-estar (meta: 50%).

    • 50% das usuárias melhoraram o sono e bem-estar geral em 14 dias.

  • Facilitei os encontros regulares da comunidade, garantindo uma presença próxima, amigável e acolhedora para apoiar as questões das mulheres durante seu processo.

  • Treinei a equipe de suporte à cliente nas melhores práticas de engajamento, para não somente atender as dúvidas mas sim oferecer apoio real à jornada única de cada mulher.

  • Além disso, liderei iniciativas de parcerias B2B, desenvolvi materiais de ativação B2C e integrei práticas de arteterapia à toda a experiência da usuária da Lia.

A experiência com a Lia me mostrou na prática como um ambiente digital pode se tornar um espaço real de cuidado e transformação. Como parte da equipe fundadora, ao longo de quase 2 anos, participei do desafio de transformar a visão da Lia em um produto real: desenvolvemos um MVP de aplicativo web validando hipóteses de impacto e engajamento.

Cliente: EME - Escola de Moda e Empreendedorismo.

🔥 Experiência em comunidade = conexão que impulsiona a aprendizagem.


A EME foi uma escola pioneira ao desenvolver um curso de formação para profissionalizar personal stylists, unindo moda e empreendedorismo em uma jornada de aprendizagem colaborativa, criada por profissionais referência no mercado.

Meu papel foi estruturar a comunidade que faria parte da jornada de aprendizagem da escola, criando um ambiente de troca e crescimento mútuo para as alunas. O trabalho de estratégia de engajamento foi integrado à estratégia de negócio e ao plano de aprendizagem, conduzindo a comunidade das primeiras interações até sua consolidação, incluindo as etapas da lenha à fogueira que reuniu esta comunidade.

Como Gerente de Comunidade e Estrategista de Negócio:

  • Desenvolvi estratégias de comunicação e rituais de ativação para fortalecer o engajamento entre alunas, monitoras e parceiras, garantindo que o curso não fosse apenas um espaço de aprendizado, mas também de pertencimento.

  • Liderei a seleção, contratação e treinamento do time de monitoras, garantindo um acompanhamento próximo às alunas (cada monitora apoiava 20 alunas em grupos menores).

  • Acompanhei de perto o desenvolvimento das alunas, facilitando as sessões de grupos de estudo, oferecendo práticas para potencializar a aprendizagem.

  • Fui responsável pela comunicação da comunidade, incluindo a newsletter semanal e ações de ativação.

  • Participei de decisões estratégicas para aprimorar a experiência educacional.

A EME me mostrou a potência de um ambiente colaborativo na aprendizagem, onde o vínculo e a troca entre as pessoas impulsionam o crescimento, a criatividade e a consolidação do conhecimento.

🔥 Criação em comunidade = potencialização dos bons hábitos.

Cliente: Holistix

A Holistix nasceu com a missão de apoiar mulheres a cultivarem hábitos mais saudáveis, e minha atuação ajudou a estruturar esse propósito desde os primeiros passos da marca.

Como Gerente de Comunidade, Pesquisadora, Desenvolvedora de Produto e Planejadora de Comunicação, fui responsável por estabelecer as bases da estratégia de comunicação e engajamento. Desenvolvi conteúdos para redes sociais, acompanhei filmagens com influenciadoras e defini caminhos para fortalecer a conexão entre a marca e sua comunidade.

Um dos marcos desse trabalho foi a criação do Planner de Hábitos Saudáveis, um produto baseado em pesquisas científicas e entrevistas com especialistas. A própria criação do Planner envolveu o engajamento da comunidade de profissionais que contribuíram com seu conhecimento para a construção da

Estruturei a jornada de aprendizagem da usuária do Planner e desenhei atividades que ajudaram centenas de pessoas a implementar mudanças de hábitos em suas rotinas. Essa experiência me trouxe um olhar ainda mais apurado para a relação entre bem-estar e expressão, algo que hoje se reflete na Clareira: um espaço onde hábitos criativos e práticas terapêuticas se entrelaçam para apoiar processos de transformação.

Cliente: Shoot the Shit.

🔥 Vivência em comunidade = nutrição das relações e da criatividade.

Uma agência não-agência de ações criativas e de impacto social que trabalhava com empresas que querem fazer da comunicação mais do que só uma ferramenta para ajudar nos negócios, mas também uma forma de gerar valor positivo, conectar a marca a causas sociais, engajar pessoas para ação e deixar algum tipo de legado..

A Shoot the Shit era uma empresa de criatividade em constante mutação. Em 2022 eles me procuraram em um momento de transição: novas dinâmicas de liderança estavam sendo assumidas, e novas formas de atuação estavam se desenhando. Depois de dois anos de estabilidade, a equipe se via diante de mais um ciclo de transformação, que envolvia desde a relação entre os sócios até os atendimentos com clientes. Era hora de olhar para dentro — e, principalmente, de revitalizar a criatividade da equipe, que vinha enfrentando desafios como frustração criativa e certo esgotamento nos vínculos de trabalho.

O convite foi desenhar uma jornada para a imersão anual da empresa — um encontro já tradicional, que marca o fechamento do ciclo e o planejamento do ano seguinte. A proposta era entrelaçar práticas arteterapêuticas às reflexões estratégicas, permitindo que cada integrante olhasse para sua atuação individual, para a cultura da empresa e para o que precisava ser transformado.

Conduzi um processo de diagnóstico com os sócios, seguido de uma escuta ampliada com o time — via pesquisa e um primeiro encontro facilitado com práticas arteterapêuticas. Com base nessas escutas, desenhei o fluxo da imersão e propus uma vivência arteterapêutica em dois momentos (abertura e encerramento), que estavam alinhadas com os momentos de planejamento do time e nutriram os encontros de trabalho com presença, criatividade e afeto.

Conduzi a vivência presencialmente com a equipe, abrindo espaço para o novo — um novo ciclo, um novo jeito de criar, uma nova clareira.

Um projeto pontual, que envolveu do diagnóstico à execução de uma ação de comunicação em comunidade que reverberou no trabalho da equipe ao longo de todo o próximo ano.

Agende seu horário

Agende seu horário ☆

Vamos conversar sobre seu projeto:

Me conta sobre sua necessidade para agendar seu diagnóstico e iniciar a implementação de estratégias que fortalecerão o vínculo com suas clientes e promoverão transformações pessoais significativas. 🔥