Oficina de Escrita para Mulheres Mães

gratuita - on-line - em 8 encontros
de 29 de setembro a 12 de novembro

Ganhe confiança para escrever e viver a história da sua maternidade a partir das suas próprias palavras.

Pela escrita, você poderá se expressar a partir dos seus sonhos e desejos, se enxergar melhor no papel de mãe (cis, trans, nb) — e também para além dele.

Participar dessa oficina de escrita é tirar um tempo para você, junto de outras mães (cis, trans, nb) que vivem desafios diversos e semelhantes aos seus. As práticas criativas serão apoio para se tornar mais amiga do que você sente, olhar com carinho para suas experiências e descobrir mais poesia no cotidiano — para, assim, viver com mais leveza, encantamento e segurança em si mesma.

Inscreva-se gratuitamente

Proposta realizada pelo Governo de Santa Catarina, via Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc.

Existe algo na experiência materna que é impossível colocar em palavras.

Ainda sim, vale a pena tentar.

Na oficina de escrita para mães Palavras do Peito você vai encontrar espaço, tempo e apoio para que, como mulher e mãe (cis, trans, nb), possa se expressar.

O exercício de buscar as palavras pra falar e escrever sobre toda a intensidade e complexidade do que vivemos ao nos tornarmos mãe ajuda a acolher a imensidão de sentimentos que brotam e assim podermos conviver com eles de forma mais saudável.

Acessar nosso mundo interno através da escrita, pela via da arte, dos símbolos, cores e metáforas, nos ajuda a decifrar muito do que sentimos e por vezes não sabemos nomear.

A partir de uma relação mais honesta com o que brota no nosso peito, abrimos espaço para que nossas filhas e filhos façam o mesmo.

SOBRE A PROPOSTA DA OFICINA

Inscreva-se gratuitamente

O QUE VAI ACONTECER NA OFICINA?

Colo para as palavras das mães.

Encontros coletivos
de escrita

8 encontros on-line, semanais, para você escrever na companhia de outras mulheres, guiada por propostas pensadas para as mães (cis, trans, nb), para compartilhar o que mora no peito e se escutar em voz alta.

Especial: Em 3 destes encontros, autoras (cis, trans, nb) convidadas trarão inspiração com a potência de suas palavras e histórias.

Acompanhamento individual

Você terá acesso a um acompanhamento individual complementar para desbloquear seus textos. Esse apoio pode acontecer de diferentes formas, como a leitura crítica ou apoio técnico nas escritas e edições; sessões arteterapêuticas para destravar a expressão; plantões semanais ao vivo.

Nesses encontros, vamos trabalhar juntas tanto as questões específicas dos seus textos quanto as travas e bloqueios expressivos que possam surgir.

Kit exclusivo de participante

Você receberá na sua casa um kit com materiais para utilizar ao longo da oficina e inspirar suas criações, entre eles: um caderno artesanal feito especialmente para descansar suas palavras, adesivos e material de colagem para alimentar suas criações com outras imagens.

Inscreva-se gratuitamente

Autoras convidadas

  • tatiana nascimento

    artista da palavra cantada, falada, sussurrada, escrita. brasiliense. mãe da Irê. não binária. negra. ativista, sonhadora, de Orixá.

    finalista do jabuti de poesia (2022) com palavra preta, vencedora do prêmio pallas (2024) com o romance água de maré.

    seu primeiro álbum solo, meio beat meio banzo, celebra Ori, água, afeto, Axé e a dissidência de sexo e gênero que as pessoas negras na diáspora vivem cotidianamente.

    proposta do encontro com tatiana nascimento:
    CHOVER O CÉU DA BOCA – oficina de declamação lunar (para pessoas tímidas, introvertidas, ou outros ensimesmamentos).

    @tatianascivento

  • Rute Casoy e Mana Bernardes

    Rute Casoy e Mana Bernardes

    Mãe e filha. Uma poeta e arteterapeuta, outra artista plástica, designer, ativista, educadora e escritora brasileira. Lançaram o podcast “Parto das Palavras” juntas onde mãe e filha se encontram para pensar a vida em voz alta, explorando camadas de temas universais: parto, cicatriz, tortura, amor...

    proposta do encontro com Rute e Mana:
    PARTO DAS PALAVRAS - A artista Mana Bernardes e sua mãe, a arteterapeuta Rute Casoy, dialogam sobre temas filosóficos do universo das mulheres e convidam as participantes para reflexões abertas.

    @manabernardes e @rutecasoy

  • Maiara Knihs

    mãe de Francisco, psicanalista e escritora. nasceu no vale do Rio Itajaí (Brusque- SC) de onde saiu para estudar Letras. formou-se mestra em Literaturas (2014) pela UFSC e doutora em Línguas e Literaturas Românicas em Harvard (2024). desde o parto, faz da volta para a casa uma caminhada contínua, também na busca da língua-mãe. publicou ninharia (2020) pela Editora Caseira, Inventário de quedas (2024) pela Editora Libertinagem, canto para embaraçar a língua (2024), pela editora Patuá e A cigarra Circe muda de casa (2025), pela editora bemvinda (lançamento em outubro de 2025).

    proposta do encontro com Maiara Knihs:
    GESTAR PALAVRAS: sentipensar um corpo-mãe

    @maiaraknihs

QUEM FACILITARÁ OS ENCONTROS DA OFICINA:

Oi, eu sou a Mari Pelli

E estarei com você em todos as atividades da oficina de escrita Palavras do Peito.

Me tornei arteterapeuta, registrada pela UBAAT 10/242/0425, em uma trajetória que integrou minha experiência dentro da publicidade e comunicação com uma profunda vivência pessoal.

Desenvolvi projetos e conduzi grupos que criam espaços seguros para que mulheres explorem seus desejos, medos e dúvidas sobre suas criações.

Por mais de quatro anos, convivi de forma intensa com a dúvida sobre ser ou não ser mãe. Me tornei mãe enquanto me tornava arteterapeuta, tendo engravidado ainda no primeiro semestre da formação. E hoje percebo o quanto ter tido a oportunidade de expressar e mergulhar nas questões simbólicas e insconscientes relacionadas aos meus medos sobre ser ou não ser mãe me possibilita viver esta experiência com mais inteireza e consciência - não sem os seus desafios, mas certamente com muito mais recurso interno para lidar com eles.

Estou aqui para te acolher nessa jornada em busca de escrever a história da sua maternidade a partir das suas próprias palavras.

Sou mulher, mãe e artista, tentando criar, sobreviver e desfrutar da vida. Compartilho o que sei pra que equilibrar estes pratos não custe nossa saúde mental e seja mais possível para todas nós. Para saber mais sobre minha trajetória e valores, veja aqui.

Inscreva-se gratuitamente

Acolhimento e respeito ao tempo precioso das mães.

O QUE ESPERAR DOS ENCONTROS?

Em cada encontro da oficina criaremos um momento sem pressa, onde as demandas ficam do lado de fora e todas as emoções ganham lugar.

Alegria, cansaço, alívio, frustração — tudo é bem-vindo. Da leveza à exaustão, da alegria à raiva, transformamos sentimentos em palavras e partilhas, no ritmo de cada uma, com tempo para que cada uma possa se ouvir e ser ouvida, de acordo com seu tempo e desejo.

As práticas de escrita, partilha e apreciação acontecem em um ambiente de acolhimento, aberto às expressões mais genuínas.

Não é necessária nenhuma experiência prévia. Você só precisar vir.

Esta oficina é um espaço para valorizar o que sai do peito das mães (cis, trans, nb), que vai muito pra além do leite e do colo.

Eu, sei que você já deve estar pensando que você não tem tempo pra isso, que não vai dar conta de colocar mais um compromisso em uma agenda que já é tão interrompida.

Mas fique tranquila, a proposta já contempla os imprevistos, as interrupções e a atenção que as crianças e bebês pedem. Mesmo enquanto experimentamos, juntas, colocar o foco também em nós mesma, talvez seja necessário estar com eles por perto, e tudo bem! O importante é não desistir de você.

Os encontros são ao vivo e on-line, mas todas as práticas ficam gravadas para que você possa acompanhar no seu tempo e ritmo. Não há obrigação de presença em todos os encontros: aqui trocamos o “ter que” pelo “quero”. Cada uma aproveita à sua maneira.

Se você já sabe que não poderá participar da maioria dos encontros ao vivo, pode se inscrever como ouvinte: assim terá acesso às gravações e libera a vaga de participação ao vivo para quem tem essa disponibilidade. A participação pode acontecer da forma que for possível para você, respeitando o movimento das outras mães também.

Inscreva-se gratuitamente

Horários variados para acolher as agendas múltiplas das mães.

  • 29 de setembro (segunda), das 19h30 às 21h30

  • 1 de outubro (quarta), das 8h às 10h - com Tatiana Nascimento

  • 6 de outubro (segunda), das 19h30 às 21h30

  • 15 de outubro (quarta), das 8h às 10h - com Rute Casoy e Mana Bernardes

  • 20 de outubro (segunda), das 19h30 às 21h30

  • 29 de outubro (quarta), das 8h às 10h - com Maiara Knihs

  • 3 de novembro (segunda), das 19h30 às 21h30

  • 12 de novembro (quarta) , das 8h às 10h

    + atividade de fechamento da oficina, que será combinada com o grupo de participantes

Os plantões semanais ao vivo serão combinados com o grupo, buscando o horário mais adequado para todas, e podem variar de semana para semana.

AGENDA DOS ENCONTROS

Inscreva-se gratuitamente

Escreva por você e por todas as outras.

Esta oficina é para mães artistas (cis, trans, nb) que desejam retomar suas criações após a licença maternidade e também para mulheres que ainda não tiveram a oportunidade de explorar sua expressão artística, fortalecendo a arte criada por mães (cis, trans, nb) em todo o Brasil.

É mais do que um convite para escrever: é um espaço de resistência e manifestação cultural, onde mulheres mães (cis, trans, nb) podem existir e se expressar além da maternidade. Ganhar intimidade com as palavras traz benefícios para a maternidade e para diversas áreas da vida, ajudando a organizar sentimentos, desatar nós internos, cultivar a imaginação e tomar decisões.

Nos encontros, você terá a oportunidade de trocar com outras mulheres mães (cis, trans, nb), receber acolhimento e perceber que não está sozinha. Entre histórias compartilhadas, o peso se torna mais leve e a potência das trocas se revela.

Segundo o estudo Materna do UOL, apoio em saúde mental e preparo emocional para a maternidade são necessidades pouco atendidas. Esta oficina surge como resposta a essa lacuna, oferecendo um ambiente de acolhimento que valoriza o que você tem a dizer.

Além disso, esta edição é financiada com recursos públicos do Ministério da Cultura, do Governo Federal, via a Funcação Catarinense de Cultura. Ao participar, você fortalece iniciativas culturais voltadas para mães (cis, trans, nb) — algo ainda raro — e ajuda a abrir mais espaços para projetos similares no futuro.

POR QUE PARTICIPAR?

Inscreva-se gratuitamente

Inscrições

Inscrições ☆

Participe da Oficina Palavras do Peito

Participe:
Inscrições até 22/09

A oficina é gratuita e terá 20 vagas para a experiência completa: 8 encontros on-line, acompanhamentos semanais e o kit de participante.

Essas vagas serão distribuidas por ordem de prioridade para mulheres mães de Santa Catarina que sejam mães (cis, trans, nb) solo, negras, indígenas, atípicas, PCDs e/ou que não possuam fonte própria de renda / autonomia financeira.

Mesmo que você não se enquadre nesses critérios, pode se inscrever: todas terão a possibilidade de participar como ouvintes em boa parte da programação.

Se tiver dúvidas ou insegurança sobre participar, especialmente sobre necessidades específicas que você tenha, me chama! Vamos conversar e ajustar o que for preciso para que você possa estar junto. 💛 Escreve no WhatsApp 48-3364-3693– sou eu mesma que respondo!